Email para contacto

Email para contacto:smagalhaesmatias@hotmail.com

domingo, 29 de agosto de 2010

Bolo de Aniversário, bolo de Baunilha com recheio de creme de pasteleiro coberto com massapã

o Filho ajudar o Pai apagar as velas
O meu querido xuxu, fez anos, e como não poderia de deixar de ser, fiz-lhe a surpresa de fazer um bolo, com o tema em Azul, visto ele ser do Porto...
O Bolo de Aniversário
   














Ingredientes:
6 ovos
8 colheres sopa Farinha da Nacional extra fina
8 colheres sopa de Açúcar
1 pacote de natas
1 colher de sobremesa fermento
2 colheres de açúcar baunilhado

corante azul
massapã branca
2 claras
3 colheres sopa açúcar

Preparação:

eu não me dou muito bem com as medidas e desde pequena que me habituei a ver a minha mãe a fazer os bolos a olho, e desde que começei a faze-los eu que me regulo melhor pelas colheres de sopa...

Então começa-se por separar as gemas das claras, onde enquanto se faz o bolo com as gemas, põe-se as claras dos 6 ovos a bater em castelo com 2 ou 3 pedrinhas de sal, para ajudar a levantar...
Enquanto batem as claras aparte, mistura-se as gemas com as 8 colheres de sopa de açúcar, bate-se muito bem até obter um creme esbranquiçado, ai mistura-se as 8 colheres de sopa de farinha, o fermento e o açúcar baunilhado, meche-se tudo mto bem, a mistura torna-se mais espessa dai juntar-se o pacote de natas, que vai permitir com que o bolo fique mais humido e não seco...
Junta-se também depois as claras em castelo, envolvendo com cuidado....
Mete-se na forma, eu utilizei uma de silicone, mas quem não tiver use a normal, barrando com manteiga e depois com farinha, leve ao forno por 35 a 40 min, dependendo do forno de cada um claro...

Quando cozido deixe arrefecer, depois corte ao meio e use o recheio que mais gostar...
Eu usei o creme de pasteiro, mas poderá ser natas ou chantili com fruta, que nest altura se torna fresquinho e muito saboroso....

A cobertura foi a massapã, comprei numa pastelaria, mas também podem usar chantili...

A parte retirei uma pequena quantidade de massapã e colori com corante azul, onde estendi com o rolo e recortei com forminhas...

Para que está massa adira ao bolo, bate-se as claras em castelo e adiciona-se o açúcar...
Barra-se o bolo com este merengue  estende-se a massapã mais fina ou mais grossa e põe-se por cima do bolo...
Decora-se a gosto...

Espero que gostem, pois o meu deu-me muito gozo em faze-lo com o meu filho, pois eles adoram este tipo de brincadeiras e nada melhor que ajudar a fazer o bolo do pai...

Além disso estava uma delicia...

Bom proveito

1 comentário:

Obrigado pelo vosso doce ou salgado comentário...
Espero anciosa a vossa proxima visita...
Obrigado e voltem sempre..
jinhos